quarta-feira, 11 de abril de 2012

ENEM seus eixos cognitivos, competências e habilidades.

O Enem é formado por 4 provas especificas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias , Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias ) mais a redação.


O exame se baseia em 5 eixos cognitivos:


Dominar linguagens (DL): é o domínio da língua culta, além de usar as linguagens matemática, artísticas e cientificas e das línguas espanhola e inglesa.


Compreender fenômenos (CF): construção e aplicação dos conceitos para compreensão dos fenômenos, como histórico-geográficos, artísticos e tecnológicos.


Enfrentar situações-problema (SP): relacionar, organizar, informações e dados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações-problema.


Construir argumentação (CA): organizar informações diferentes e conhecimentos em situações concretas para construir argumentação consistente.


Elaborar propostas (EP): conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção na realidade respeitando os direitos humanos e a diversidade.


A partir desses eixos são criadas habilidades e competências para cada área do conhecimento e criam-se questões avaliando se as habilidades e competências foram realmente desenvolvidas nos alunos.
A diferença entre habilidades e competências é que:
Competências são ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.
As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do “saber fazer”. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.



Referências bibliográficas


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (1999). Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico 2000. Brasília: INEP. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/eenem.htm, acessado dia: 07/04/2012 às 12h37min.



BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Matriz de referência para o ENEM 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=310&id=13318&option=com_content&view=article , consultado em 07/04/2012 às 12h35min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário