segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dificuldades do ENEM 2011

                                                                                           Rafaela Vieira
De uma forma geral, as questões do Enem 2011 abordaram temas de relevância e a maioria das provas não perguntaram detalhes de conteúdo, elas foram mais abrangentes, do que o ano de 2010 que efetuei a prova. O que é muito bom, em minha opinião.
As questões de inglês, por exemplo, apesar de serem poucas, utilizaram diferentes textos, o que garantiu uma maior qualidade para a prova. Todo mundo que fez a prova se deparou com isso, perguntas que traziam textos de internet, de pesquisa e até letra de música.
A exceção ficou para as questões de história e literatura, abordadas nas provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. As questões de história concentraram-se em poucos temas, nos quais eu não havia me preparado bem. Continham temas abordados como o papel dos movimentos sociais e ONGs no cenário político brasileiro que não me recordava, talvez pelo nervosismo. A minha professora de literatura reclamou depois de ter o acesso ao caderno dos dois dias de prova que as questões foram pouco abrangentes, pois deixaram de abordar períodos como romantismo, e outros.
Outro problema da prova de Ciências Humanas que até mesmo discutimos em sala de aula no ano letivo de 2011 foi à ausência de mapas nas questões de geografia. A maioria de nós, estudantes de escolas públicas achamos que faltaram imagens nas perguntas que envolviam temas de geografia, pois nós nos preparamos através daquela apostila Guia do Estudante Atualidades Vestibular + ENEM que o governo disponibiliza para todos os que cursam o Terceiro ano do ensino médio que aborda e cobra muito isso. Foi por meio desta apostila que desenvolvi habilidades de interpretação de imagens, gráficos etc. É bastante comum em provas desse assunto a utilização de mapas e gráficos, explica a professora Carmem, de Geografia, da Escola Estadual Dr. Antonio Furlan Junior.
Um dos meus maiores problemas foi à confusão que fiz nas questões de matemática e Biologia no momento da resolução. Porque havia textos que não conseguia compreender em relação à pergunta, isso me atrapalhou um pouco.
Outro ponto de dificuldade foi o tamanho grande das questões, principalmente em Linguagens e códigos; que trazia conteúdos de língua portuguesa, interpretação de textos e literatura e isso fizeram com que eu ficasse cansada, e com menos tempo para a efetuação da prova.
Mas apesar das minhas dificuldades, fui melhor do que esperava, a prova melhorou bastante do ano de 2010 para o de 2011, e acredito que o Enem teve bons propósitos para avaliar, em minha opinião concluo que eles estão quase atingindo seus objetivos, mas é um caminho longo e complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário