quinta-feira, 2 de junho de 2011

Seleção dos alunos para a Oficina de Habilidades

A seleção dos alunos para a participação das Oficinas de Habilidades, produzidas pelo grupo PETSRTQUI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP Campus Sertãozinho foi feita através das inscrições dos alunos do ensino médio do mesmo local. As inscrições foram no dia 11/05/2011 na quarta-feira das 16h30min às 18h, através do preenchimento de um questionário de interesse de participação, avaliando assim as respostas dos candidatos. Deveriam ser escolhidos 20 alunos, e para isso foi feita uma reunião com a tutora do grupo PET Profª Dr. Estela Rossetto, com a psicóloga Luciana Cavalin e as bolsistas do curso de Licenciatura em Química (Aline Carolina Camolesi, Ana Flávia Lemos Martins, Ana Paula Rodrigues Nunes, Jéssica Roberta Costa e Lilian Bonfleur).
Inscreveram-se no total de 46 alunos, divididos da seguinte forma 1º ano: 5 alunos    2º ano: 13 alunos    3º ano: 27 alunos    4º ano: 1 aluno. E os selecionados foram: Técnico em Automação Industrial: 8 alunos, Técnico em Química: 12 alunos.
Após a seleção, os alunos foram convocados e no dia 25/05/2011, as oficinas já começaram a serem aplicadas. Ocorrerão quinzenalmente toda a quarta-feira das 16h30min às 18h.

1ª OFICINA DE HABILIDADES
Como a seleção dos alunos foi bem dividida entre cursos, sexo e ano pensamos em fazer uma dinâmica para que eles interagissem mais, e nós pudéssemos conhecê-los melhor.
Levamos 3 dinâmicas:
- Produção do crachá: os alunos deveriam escreverem seus nomes no crachá e fazer um desenho que o representasse e posteriormente, apresentá-lo à sala explicando o porque da figura.
- Dinâmica da bala: dizemos à eles para que tentassem abrir as balas para chupá-las sem utilizar suas mãos. Muitos tentaram abrir com a boca, mas o objetivo era pedir ajuda ao colega, aprendendo assim, a importância do trabalho em grupo.
- Entrevista: Dividimos a sala em duplas, onde cada aluno entrevistava o outro com perguntas sobre sonho profissional, pessoa mais admirada, entre outras. Depois, cada estudante falava para turma sobre seu entrevistado.
A dinâmica nos ajudou muito, pois já percebemos que existem aqueles alunos mais tímidos, e os mais extrovertidos, que será muito bom para conseguirmos lidar com essas diferenças.

Logo no começo da oficina, houve a procura de um grande número de alunos do terceiro ano que queriam participar, e não foram selecionados, pedindo que fosse aberta outra turma, pois eles alegaram que necessitariam muito das nossas oficinas, podendo ajudá-los a prestar o ENEM. Diante do fato, há a possibilidade de tentarmos abrirmos outra turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário