segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dificuldades que senti para fazer o ENEM

                                                                                    Ana Paula Rodrigues
Ao realizar a prova do ENEM a busca de um objetivo como a entrada em uma Universidade, a realização de um sonho ou um teste de seus conhecimentos faz todo diferença, já que ao buscar algo que depende do resultado do exame, o empenho passa a ser maior.
Para isso é preciso ter preparo físico para a maratona do ENEM, ponto essencial lembrando-se da extensão da prova em seus dois dias, sendo 90 questões no primeiro dia, divididas entre Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias, já no segundo dia uma redação e mais 90 questões dividas entre Linguagens códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, com isso ter hábito de estudos é importante. Uma primeira dificuldade  que demonstrei na realização da prova foi a falta de preparo  físico,demonstrando cansaço.
Outro ponto importante é a capacidade de concentração diante da tensão, habilidade essa que faz toda a diferença, direcionando o resultado final positivamente. Uma segunda dificuldade no meu desempenho, já que não tenho controle sobre essa habilidade.
O fato de não demonstrar afinidade por certa área do conhecimento Ciências Humanas e suas Tecnologias comprometeu meu rendimento e demonstra uma terceira dificuldade durante o ENEM.
Na redação, atender aos níveis de conhecimento pedido pelo exame como domínio da norma padrão da língua escrita, a argumentação, a capacidade de selecionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto vista significa um resultado coerente ao que é pedido.  Aqui consigo identificar uma quarta dificuldade, devido não conseguir selecionar, organizar argumentações de modo a defender meu ponto de vista ao tema proposto VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.
 São pontos cruciais como estes descritos que levam ou não ao alcance do objetivo.

Dificuldades do ENEM 2011

                                                                                           Rafaela Vieira
De uma forma geral, as questões do Enem 2011 abordaram temas de relevância e a maioria das provas não perguntaram detalhes de conteúdo, elas foram mais abrangentes, do que o ano de 2010 que efetuei a prova. O que é muito bom, em minha opinião.
As questões de inglês, por exemplo, apesar de serem poucas, utilizaram diferentes textos, o que garantiu uma maior qualidade para a prova. Todo mundo que fez a prova se deparou com isso, perguntas que traziam textos de internet, de pesquisa e até letra de música.
A exceção ficou para as questões de história e literatura, abordadas nas provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. As questões de história concentraram-se em poucos temas, nos quais eu não havia me preparado bem. Continham temas abordados como o papel dos movimentos sociais e ONGs no cenário político brasileiro que não me recordava, talvez pelo nervosismo. A minha professora de literatura reclamou depois de ter o acesso ao caderno dos dois dias de prova que as questões foram pouco abrangentes, pois deixaram de abordar períodos como romantismo, e outros.
Outro problema da prova de Ciências Humanas que até mesmo discutimos em sala de aula no ano letivo de 2011 foi à ausência de mapas nas questões de geografia. A maioria de nós, estudantes de escolas públicas achamos que faltaram imagens nas perguntas que envolviam temas de geografia, pois nós nos preparamos através daquela apostila Guia do Estudante Atualidades Vestibular + ENEM que o governo disponibiliza para todos os que cursam o Terceiro ano do ensino médio que aborda e cobra muito isso. Foi por meio desta apostila que desenvolvi habilidades de interpretação de imagens, gráficos etc. É bastante comum em provas desse assunto a utilização de mapas e gráficos, explica a professora Carmem, de Geografia, da Escola Estadual Dr. Antonio Furlan Junior.
Um dos meus maiores problemas foi à confusão que fiz nas questões de matemática e Biologia no momento da resolução. Porque havia textos que não conseguia compreender em relação à pergunta, isso me atrapalhou um pouco.
Outro ponto de dificuldade foi o tamanho grande das questões, principalmente em Linguagens e códigos; que trazia conteúdos de língua portuguesa, interpretação de textos e literatura e isso fizeram com que eu ficasse cansada, e com menos tempo para a efetuação da prova.
Mas apesar das minhas dificuldades, fui melhor do que esperava, a prova melhorou bastante do ano de 2010 para o de 2011, e acredito que o Enem teve bons propósitos para avaliar, em minha opinião concluo que eles estão quase atingindo seus objetivos, mas é um caminho longo e complicado.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ENEM seus eixos cognitivos, competências e habilidades.

O Enem é formado por 4 provas especificas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias , Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias ) mais a redação.


O exame se baseia em 5 eixos cognitivos:


Dominar linguagens (DL): é o domínio da língua culta, além de usar as linguagens matemática, artísticas e cientificas e das línguas espanhola e inglesa.


Compreender fenômenos (CF): construção e aplicação dos conceitos para compreensão dos fenômenos, como histórico-geográficos, artísticos e tecnológicos.


Enfrentar situações-problema (SP): relacionar, organizar, informações e dados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações-problema.


Construir argumentação (CA): organizar informações diferentes e conhecimentos em situações concretas para construir argumentação consistente.


Elaborar propostas (EP): conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção na realidade respeitando os direitos humanos e a diversidade.


A partir desses eixos são criadas habilidades e competências para cada área do conhecimento e criam-se questões avaliando se as habilidades e competências foram realmente desenvolvidas nos alunos.
A diferença entre habilidades e competências é que:
Competências são ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer.
As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do “saber fazer”. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.



Referências bibliográficas


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (1999). Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico 2000. Brasília: INEP. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/eenem.htm, acessado dia: 07/04/2012 às 12h37min.



BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Matriz de referência para o ENEM 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=310&id=13318&option=com_content&view=article , consultado em 07/04/2012 às 12h35min.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Mudança do ENEM e sua importância.

Com a mudança do exame, o ENEM passou a ter uma maior importância, pois continua com o intuito de analisar os conhecimentos adquirido e também se tornou a forma de seleção de entrada dos alunos em Instituições de Ensino Superior (IES) Federais, como parte da nota ou como única forma de ingresso, além de ser usado na seleção de bolsas do ProUni. Além disso, pode ser usado como exame de conclusão do ensino médio.
Portanto, após a reformulação do ENEM a população vê a prova com outros olhos, pois ele está sendo a esperança de ingresso para uma boa instituição de ensino superior, como por exemplo, ele é a única fase de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o Brasil. Então a cada ano ele vem com modificações para melhor atender e classificar os alunos, por isso prestá-lo é uma das melhores escolhas.

Fontes

Guia do Estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/enem/entenda-serve-enem-535773.shtml , acessado dia: 28-03-12 às 13h 33min.

O que é o ENEM? Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/pontagrossa/arquivos/File/Equipe%20de%20Ensino/CGE/APRES_ENEM.pdf, acessado dia: 28-03-12 às 14h16min.

Educar para crescer. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/nova-proposta-vestibular-432337.shtml, acessado dia: 28-03-12  às 13h.